custom shop brasil

O primeiro canal sobre instrumentos handmade e luthieria do mundo

sobre o projeto

Em 2017, dois amigos resolveram se juntar para produzir uma série de 10 episódios que acompanhariam um luthier (Marcio Benedetti) construindo uma guitarra elétrica custom do começo ao fim, da escolha das madeiras ao teste final do instrumento em estúdio.

Essa ideia foi financiada, inicialmente, por financiamento coletivo, onde os apoiadores iriam concorrer à guitarra que estava sendo montada no final dos 10 episódios.

A série foi um sucesso absoluto, a guitarra foi sorteada, e o que se seguiu foram mais três anos, outras três “temporadas” com três novos luthiers, e mais de 80 episódios lançados no que se tornou um dos canais mais relevantes sobre guitarra e violão entre 2018 e 2020, ano em que as atividades foram suspensas por conta da pandemia.

Esses mais de 80 episódios (todos com duração média de 20 a 30 minutos, algo considerado impensável para o YouTube na época) serviram também como um gigantesco e extenso laboratório sobre criação de conteúdo de marcas e artistas nas redes sociais - principalmente no YouTube. Clichês clássicos como “ninguém assiste nada com mais de 5 minutos” eram semanalmente atropelados por uma audiência média de 20-50 mil visualizações por episódio (um número alto se considerarmos o nicho do nicho em que o canal transitava).

E um dos grandes fatores que levaram ao sucesso do canal foi não apenas sua inventividade e storytelling, mas também sua produção com um caráter cinematográfico (e feito por apenas três pessoas, ao todo) cuidadosamente pensada para atrair um público específico - o público que desejava uma série para sentar no sofá e relaxar, ao invés de algo casual para ver no celular.

Tudo isso para dizer que sim, isso é possível de ser feito, e sim, isso pode vir a servir ao marketing da sua empresa de forma revolucionária.

Assista abaixo alguns episódios compilados, e vamos conversar depois. Que tal?